Bandagem Funcional

O método de bandagem neuromuscular funcional, mais conhecido pela denominação – Kinesio Taping- foi desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo quiropraxista Dr. Kenso Kase e consiste numa técnica no qual o Fisioterapeuta aplica uma fita adesiva com fins terapêuticos.

Atualmente as bandagens elásticas funcionais têm ocupado seu espaço como complemento às intervenções nas diferentes áreas, tais como: esportiva, traumato-ortopédica, terapia manual, reumatológica, estética, neurológica e pediátrica, principalmente por permitir a combinação com outras técnicas de reabilitação.

A bandagem neuromuscular funcional também é amplamente utilizada como auxiliar na prevenção de lesões, principalmente as relacionadas com os esportes e com os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

As bandagens neuromusculares funcionais são constituídas de 100% algodão e micro fios de elastano, não contém medicamento, possuem fina espessura e baixo peso, o que permite que a pele respire sem obstruir os poros, além de não ocasionar restrições na amplitude de movimento. Seu adesivo é ativado pelo calor, é hipoalérgica, apresenta elasticidade semelhante ao músculo, sua durabilidade é de 3-5 dias, podendo ser utilizada até mesmo na água.         

Benefícios: Auxilia na contração muscular, alívio da dor, redução da contração excessiva dos músculos, melhora a circulação sanguínea e linfática, auxilia na liberação de aderências, na fadiga muscular, reduz inflamações e edemas, corrige desalinhamentos articulares, melhora a amplitude de movimento, auxilia na correção postural, melhora a propriocepção e proporciona maior estabilidade articular.

Contra indicações: Trombose venosa, feridas no local da aplicação, edema de origem renal ou cardíaca, carcinomas em tratamento e alergias a bandagem.

Principais patologias tratadas com a bandagem: cervicalgias, neuropatias periférica, síndrome do ombro doloroso, tendinopatias, artroses, artrite, epicondilítes, síndrome do túnel do carpo, contraturas e distensões musculares, bursites, fasciite plantar, hipertonia e hipotonia, lombalgias, hiperextensão articular, disfunções coxofemorais, pubalgias, esporão de calcâneo, hálux valgo, entre outros.

Importante saber: A Bandagem Funcional é uma técnica que apresenta muitos resultados positivos e vários estudos que comprovam sua eficácia, porém deve ser associada com outras formas de tratamento pois somente a utilização dela não trata. Recomendamos que sua aplicação seja realizada por um profissional capacitado nessa técnica e que seja associada a tratamento convencional.

 

 

 

Neuroma de Morton

O neuroma é uma pequena massa que se forma ao redor do nervo que passa na parte inferio

Fisioterapia Pélvica ou Uroginecológica

 A Reequilíbrio Clínica de Fisioterapia está com novidades!!

Você sabia que  Incontinência urin&

Terapia Manual

 O uso da Terapia Manual consiste na aplicação de técnicas fisioterapêuticas com o propósito de recompor a c

Programa de Reabilitação P.O. LCA

Preocupados em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, a Reequilíbrio, através de seus Fis

Bandagem Funcional